Sindicatos que representa a categoria profissional de trabalhadores e trabalhadoras rurais têm entrado em divergência sobre a possibilidade de criação de sindicatos dos trabalhadores rurais que integram o segmento denominado agricultores e empreendedores familiares rurais. A divergência ocorre porque os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, os STRs, entendem que os agricultores e empreendedores familiares rurais compõem o segmento dos trabalhadores rurais em geral. Já as lideranças que querem criar os Sindicatos de Agricultores e Agricultoras Familiares, os SETRAFs, entendem que são um segmento autônomo e não de empregados, segundo uma dessas lideranças, Aloísio Dantas, de Palestina, os SETRAFs acabarão sendo criados em todo o País, pois a maioria dos agricultores familiares não se sente bem representada pelos ST Rs.
As lideranças do segmento de agricultores familiares entendem que a categoria não está abrangida por nenhum dos atuais STRs, daí defenderem e promovem a criação dos SETRAFs e não o desmembramento dos atuais STRs, que representam os trabalhadores rurais empregados.
Os atuais STRs são contrários à criação dos novos sindicatos de empreendedores e trabalhadores familiares rurais por entenderem que haverá um fracionamento da ampla categoria de trabalhadores rurais e, consequentemente, o enfraquecimento das lutas de todos os segmentos da categoria rurícola.
A divergência foi parar na Justiça do Trabalho em diversos pontos do País. Em Alagoas não poderia ser diferente. São diversas ações dos atuais STRs tentando barrar a criação dos SETRAFs.
Recentemente, a juíza da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema, julgou improcedente mais uma ação, processo nº0000162-79.2011.5.19.0058, em que os sindicatos de trabalhadores rurais de Jacaré dos Homens, Belo Monte, Pão de Açúcar, Palestina, Monteirópolis e Olivença tentavam impedir a criação do Sindicato de Agricultores e Agricultoras Familiares nas respectivas áreas de atuação de cada STR.
Com o resultado da sentença, se a mesma não for modificada pelos tribunais, em razão de algum recurso, o segmento da agricultura familiar poderá formar o seu próprio sindicato.
Fonte: http://www.alagoasnanet.com.br/ - em 15/07/2011 - Editoria de Política
Nenhum comentário:
Postar um comentário