domingo, 10 de julho de 2011

PROPAGANDA ALIMENTÍCIA E OBESIDADE INFANTIL TÊM TUDO A VER

A propaganda da indústria produtora de alimentos é a principal causa da obesidade infantil, alerta o pediatra José Augusto Taddei, pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Instituto Alana. E por que devemos nos preocupar com a doença obesidade infantil? Porque a “doença é mórbida” e porque “cerca de 80% das pessoas obesas na infância serão adultos obesos, com menor expectativa e qualidade de vida”, sendo que a cultura do fast food espalhada pelo planejo levou à epidemia da obesidade.
Afirma o doutor Taddei que, “hoje, a obesidade é um problema de saúde pública mais intenso nas classes menos favorecidas, pois os mais abastados de defendem do mercado consumidor regulando alimentos e fazendo atividades físicas.” Essa falta de espaço para a prática de esportes prejudica ainda mais a criança e adolescente de qualquer classe social, pois faltam espaços desportivos onde a juventude possa queimar as calorias, além de evitar o consumo.
“A propaganda de produtos nocivos à saúde trará conseqüências econômicas em longo prazo.”, concluindo, Tadei afirma que “os grandes vilões (da obesidade infantil) são o lucro e o marketing. Pelos cálculos do médico, a indústria produtora de alimentos “investe cerca de 4% do seu faturamento em propaganda. O índice seria 500 vezes superior aos investimentos dos governos em educação alimentar.”
Fonte: revista Rede Câncer – edição de maio de 2011

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