sexta-feira, 18 de novembro de 2011

REACESA A LUTA PELA AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA

A crise financeira já serve para algo. Derrubou sem piedade o mito do deus mercado e da ideologia neoliberal do estado mínimo.
Estamos conscientes e sabedores de que poderemos ir à bancarrota e, como sempre, os pobres do mundo serão os mais penalizados.
Algo que a crise fez ressurgir com bastante ênfase foi a ideia de auditoria na dívida pública dos países em desenvolvimento. Os comitês pelo cancelamento da dívida estão sendo retomados ou surgindo em diversos países, segundo Eric Toussaint, integrante do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo.
O Equador, na América do Sul, deu o exemplo, apesar de grande parte da imprensa esconder essa notícia. Por quê?
Em 2007, o governo popular do Equador realizou uma auditoria na dívida daquele país e o acerto de contas, possibilitou investimentos em políticas públicas, melhorando os gastos sociais e, portanto, a qualidade de vida da população peruana. Em 1997, a Malásia também fez a auditagem da dívida e viu o valor da mesma desmontar, possibilitando melhorias sociais.
Na América Latina, o Equador, hoje, é fonte de inspiração para a retomada das lutas populares pelas realizações de auditorias e de cancelamentos das dívidas, apesar do forte silêncio da mídia grande, arrematou Eric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário