sexta-feira, 4 de abril de 2014

SãoSebastião2014-POR QUE ACONTECEU A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS PARA PEDIR QUE O EX-PREFEITO ZÉ PACHECO DEVOLVA O DINHEIRO MUNICIPAL QUE MALBARATOU

            Com a divulgação da matéria anterior, "SãoSebastião2014-MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS PEDE AO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADUAL PARA O EX-PREFEITO ZÉ PACHECO DEVOLVER O DINHEIRO E TER AS CONTAS DE GOVERNO REJEITADAS E AS CONTAS DE GESTÃO JULGADAS IRREGULARES" por esta Ongue e especialmente após a publicação do teor da representação da 4ª Promotoria de Contas (http://onguedeolho.blogspot.com.br/2014/03/a-representacao-da-4-promotoria-de.html) no blogue desta Ongue e remessa de inúmeros imeios, bem como do compartilhamento no feicebuque, vários contatos foram recebidos, inclusive de outros municípios.
A maioria deles deseja saber o porquê de o Ministério Público de Contas ter agido e como. Também se questionou se o MPC julgou e puniu o ex-prefeito Zé Pacheco. Um dos contatos pergunta onde fica o MPC, que nunca ouviu falar.
Bem...
Vamos tentar responder algumas das perguntas que chegara à Ongue, conforme as compreendemos nesse momento.
O MPC agiu porque recebeu, em 29-09-2011, por escrito, uma representação ou uma denúncia formulada por esta Ongue sobre o prejuízo que o então prefeito José Pacheco Filho, médico oftalmologista, estava causando a este Município, quando não pagou nenhuma conta de energia elétrica deste Município. O não pagamento acarretou um milionário prejuízo ao cofre municipal, em razão da incidência de juros moratórios e multas.
Ressalta-se que a Promotoria de Justiça desta Comarca ainda não informou quais providências tomou, já que também recebeu a denúncia ou a representação, em 19-09-2011.
O como procedeu após provocado pela denúncia foi instaurar um procedimento de apuração da verdade sobre os fatos, uma espécie de inquérito civil público, expedindo ofícios, requisições etc., bem como recebendo os integrantes desta Ongue em audiência, por diversas vezes.
O MPC não julgou e nem puniu o agora ex-prefeito Zé Pacheco, pois tanto julgar como punir cabe ao Tribunal de Contas Estadual ou mesmo à Justiça Estadual, bem como ainda à Câmara Municipal. Portanto, são três instituições que, individual ou conjuntamente, têm a grande responsabilidade e dever de julgar e punir o ex-prefeito.
O MPC fica localizado no prédio do TCE, Maceió, atuando junto ao referido Tribunal. Era um Órgão sem nenhum destaque ou clara atuação. Todavia, um recente concurso público possibilitou que Procuradores de Contas fossem nomeados, tomassem posse e entrasse em exercício naquele Órgão, mudando a partir dali a história do não agir do mesmo. Os novos integrantes do MPC têm uma atuação já destacada, pois conseguiram evitar inúmeras espécies de irregularidades administrativas, inclusive anulando diversos concursos públicos fraudados por prefeitos e empresas, bem como licitações também foram suspensas.
Com o objetivo de dar conhecimento sobre os documentos retrorreferidos e procedimentos que esta Ongue adotou, abaixo publicam-se os mesmos. Se alguém tiver interesse em algum deles, pode enviar um imeio, que retornaremos com uma cópia.
Finalmente, uma das perguntas foi para saber se o então prefeito pagou as contas, a partir de abril de 2011 até dezembro de 2012, quando terminou o seu mandato.
Esta Ongue não tem conhecimento! Tudo indica que não. No entanto, já remeteu à Ceal-Eletrobras um ofício solicitando as referidas informações. Quando recebê-las as divulgará em seu blogue.
Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos – Imeio:ongedolhoss@bol.com.br – Blogue:onguedeolho@bol.com.br
Redação: Paulo Bomfim (Conselheiro Municipal de Controle Social) e Paulo Henrique
Data: 03-04-2014

OBSERVAÇÃO: OS DOCUMENTOS ESTÃO EM ANEXO. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário