sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROFESSOR DAMIÃO É REINTEGRADO AO EMPREGO

Segundo várias lideranças de Palestina, município que é Termo Judicial da Comarca de Pão de Açúcar, algo de muito estranho acontece naquela Comarca, em processos que envolvem a gestão do prefeito José Alcântara Júnior.
Essa estranheza já foi até objeto de forte divergência entre o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário que atuam naquela Comarca. A demora ou o atraso na tramitação processual e não só o conteúdo das decisões em si são questionáveis.
Ontem, o Tribunal de Justiça de Alagoas julgou mais um desses processos contra o Município. Por perseguição política o professor Damião Nogueira foi demitido, através de um processo administrativo com fortes características de “montagem” e com diversas e claras irregularidades.
A perseguição e o ato de demissão foram questionados na Justiça Estadual naquele Termo. Lá, o processo foi julgado pelo juiz Galdino Vasconcelos, que em sua sentença entendeu que o processo administrativo e o ato de demissão foram corretos.
O resultado da sentença foi questionado pelo professor, através de um recurso judicial de apelação. Ontem o TJ-AL reformou a sentença do juiz Galdino e determinou a reintegração do professor ao quadro de servidores daquele Município, bem como o pagamento dos salários do período em que esteve irregularmente demitido.
A perseguição iniciou-se após o professor Damião ter sido eleito Presidente da Comissão de Cidadania de Palestina e de ter feito diversas críticas ao caótico quadro social em que o Município se encontra, em razão da má qualidade da gestão, inclusive, situações que levaram à morte de uma senhora e ao nascimento de uma criança, sem qualquer assistência médica.
A defesa do professor foi conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Alagoas, através do advogado Lindalvo Costa, que fez sustentação oral.
Em Maceió, no TJ-AL, assistiram ao julgamento do recurso os representantes do PT de Palestina (Lúcia Carvalho), SINTEAL, núcleo de Palestina (professora Joelma) CUT-AL (Élida Miranda), SINDPREV, núcleo de Olho d’Água das Flores (Ivete Medeiros), Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (Paulo Bomfim), Associação dos Pequenos agricultores de Palestina (Aluízio Dantas) e o vereador Cláudio Cabudo, além do próprio professor Damião.
Falando para muita gente que o recepcionou no retorno de Maceió, o professor Damião afirmou que “essa vitória processual foi muito importante não só porque fui reintegrado ao emprego que conquistei através de concurso público, mas também porque deixou claro para todas as gestões que a transparência administrativa e a melhoria na qualidade dos serviços públicos municipais são fundamentais para a sociedade e não só para Palestina”.

*José Paulo do Bomfim – reside em São Sebastião e trabalha em Santana do Ipanema; atua como voluntário facilitador do Curso de Nobre sobre Administração Pública Municipal e do Curso de Cidadania.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

REGISTRO DA PRÉ-CANDIDATURA AO CARGO DE DEPUTADO FEDERAL

Hoje, 29 de Abril de 2010, pela manhã, estivemos na sede estadual do Partido dos trabalhadores, quando registramos a nossa pré-candidatura para o cargo de Deputado Federal. Estávamos eu, Lúcia, Élida, Joelma, Rídina, Neymar, Ivete, Damião e Cláudio Cabudo. Este é vereador pelo PSC em Palestina, mas disse que irá apoiar a nossa candidatura.
Registramos a nossa pré-candidatura com o apoio de diretórios municipais, sendo isso uma forma de fortalecer e impessoalizar as ações do Partido no Estado. De já, agradeço a todos e tenho consciência da minha responsabilidade.
                                                       Não decepcionarei.
Abaixo, leia a nossa “Declaração ao PT e à Sociedade”, onde assumo o compromisso de observar as normas partidárias e as decisões de companheiros e companheiras da corrente Articulação de Esquerda, bem como abro mão dos sigilos legais, por entender que estes apenas servem a quem precisa esconder determinados fatos.

Na foto acima, a companheira e funcionária do PT em Maceió, Cícera, recebe a nossa inscrição.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DINHEIRO SINDICAL

Nos debates sobre Direito Sindical fala-se sobre o financiamento das entidades sindicais, seja da categoria profissional seja da categoria econômica. Os sindicatos foram institucionalizados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), uma lei conhecida como Decreto-lei número 5.452, de 01/05/1943. Lei que no próximo Dia do Trabalhado fará 67 anos de existência.
Basicamente, os sindicatos têm duas fontes financeiras: a Contribuição Sindical e a Contribuição Assistencial.
A Contribuição Sindical tem natureza de imposto. É um tributo obrigatório, pago pelo empregado para o sindicato de sua categoria profissional e pelo empregador para o de sua categoria econômica.
A obrigatoriedade do pagamento do Imposto Sindical decorre da existência de sindicato da categoria, seja ela econômica ou profissional. Sua cobrança não depende da filiação profissional ou patronal ao sindicato da respectiva categoria, como muita gente pensa.
Para uns, essa arrecadação obrigatória gera os sindicatos pelegos. Estes seriam os que não defendem os direitos da categoria e não reivindicam melhores condições de trabalho para a mesma. Outros acham que a cobrança é a forma de a entidade sindical manter-se em funcionamento, face à suposta baixa consciência política de trabalhadores e de trabalhadoras.
Para a categoria profissional, a cobrança desse tributo é feita mediante o desconto, no salário do mês de março de cada ano, de um valor equivalente a um dia de trabalho ou em qualquer outro mês, se a admissão aconteceu após o mês de março.
Até 30/09/2008, o Imposto Sindical era cobrado apenas dos trabalhadores da iniciativa privada. Após essa data, através da Instrução Normativa (IN) nº 01, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTe), pode ser cobrada dos servidores públicos em geral. Havia dúvida quanto ao mês em que o desconto ocorreria. Contudo, o Conselho da Justiça Federal decidiu recentemente que o pagamento deverá acontecer também no mês de março de cada ano.
A Contribuição Sindical é dividida entre diversas instituições sindicais e governo, conforme previsto na CLT. Entretanto, a Lei Federal nº11.648/2008 redefiniu os percentuais de participação de cada entidade no montante arrecadado: 5% são para a confederação correspondente ao sindicato; 10% vão para a central sindical; 15% são para a federação; 60% são para o sindicato arrecadador e 10% vão para o MTe, via Conta Especial de Emprego e Salário.
Ao contrário, a Contribuição Assistencial é de pagamento voluntário, pois depende da filiação profissional ou empresarial ao sindicato da respectiva categoria. Normalmente quando é para o sindicato profissional é descontada do salário todos os meses, em percentual definido pela categoria. O valor pago é apenas do sindicato da categoria, não sendo dividida com outras instituições.

*José Paulo do Bomfim – reside em São Sebastião e trabalha em Santana do Ipanema; atua como voluntário facilitador do Curso de Nobre sobre Administração Pública Municipal e do Curso de Cidadania; texto atualizado em abril/2010.

DECLARAÇÃO AO PT E À SOCIEDADE

PARTIDO DOS TRABALHADORES


DECLARAÇÃO DO PRÉ-CANDIDATO, CANDIDATO E PARLAMENTAR DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SÃO SEBASTIÃO (PT-SS) DE INTEGRAL ACEITAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS NORMAS PARTIDÁRIAS E DE ABERTURA DOS SIGILOS FISCAL, PATRIMONIAL, COMUNICATÓRIO E BANCÁRIO.

Aos 28 dias do mês de abril de 2010, eu, José Paulo do Bomfim, conhecido social e eleitoralmente por Paulo Bomfim, Título Eleitoral nº200.714.617-91 e CPF nº295.486.086-34, residente na rua Antero de Araújo Lessa,18, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas, eleitor da 49ª Zona Eleitoral, Carteira Nacional de Filiação ao PT (CNF-PT) nº001.512, através da presente, perante o próprio PT e às sociedades, alagoana e brasileira, DECLARO, para todos os fins lícitos e jurídicos, aceitar e dar cumprimento a todas as normas partidárias, bem como “abrir mão” de meus sigilos, fiscal, patrimonial, bancário e de comunicação, como forma de ter a pré-candidatura, a candidatura e o mandato acompanhado e fiscalizado pelo Partido dos Trabalhadores e por toda a sociedade brasileira e alagoana, motivo por que subscrevo a presente, nessa data e às 06:13 horas, sendo que a mesma é registrada no Cartório do Único Ofício do Município de São Sebastião, Alagoas, como forma de dar publicidade a terceiros.



José Paulo do Bomfim

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PINTO DE LUNA É PRÉ-CANDIDATO A SENADOR PELO PT

Em 16 e 17 passados, o PT de Alagoas realizou o seu 4º Congresso Estadual. O Congresso foi realizado em Maceió, no Hotel Enseada. O Congresso contou com 120 Delegados. Pelo Diretório de São Sebastião foi delegado o filiado Paulo Bomfim. Presentes também convidados e representante do Diretório Nacional, o médico Humberto Costa.
A plenária final conclamou a todos os petista para a necessidade de trabalhar muito para eleição de presidenta Dilma Roussef. Aprovou ainda a aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), na eleição majoritária, sendo o ex-governador e ex-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, o candidato a governador na eleição de outubro.
Para o cargo de senador foi aprovado o nome de José Pinto de Luna, como o candidato do Partido. Em seu discurso de agradecimento, Luna conclamou a todos para lutar pela moralidade administrativa, como contraponto à corrupção e a impunidade.
O Congresso foi um grande momento para o Partido, também reassumiu a sua postura de defesa da classe trabalhadora.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Of-ABRAÇO/AL- 005/2010

Arapiraca, Alagoas, 30 de março de 2010

Assunto: Cessão de dependências (salas e banheiros, feminino e masculino, bebedouros e cozinha) e equipamentos eletrossonoros

Senhora Diretora,

Esta entidade representa e congrega as rádios e as tevês comunitárias no Estado de Alagoas. Recentemente, aconteceu a I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), em Brasília, onde, por faltar condições financeiras, a grande maioria desta categoria não pode estar presente e, portanto, ficou ausente dos debates e do conhecimento do teor das inúmeras propostas lá aprovadas.
Objetivando socializar os debates havidos e as propostas aprovadas na CONFECOM, esta entidade realizará o seminário: Emissoras Comunitárias na Pós-Conferência Nacional de Comunicação. Este também tem como objetivo fortalecer a categoria das emissoras comunitárias para enfrentar a perseguição posta em prática pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
O referido seminário Emissoras Comunitárias na Pós-Conferência Nacional de Comunicação será realizado em 01/05/2010, um sábado e também feriado nacional (Dia do Trabalhador), no horário das 08:00 às 17:00 horas, nesta cidade, em razão de ser nesta região do Agreste e também nas regiões do Médio e Alto Sertão alagoanas que estão em funcionamento a grande maioria das emissoras comunitárias.
Esta entidade, pois, vem à presença de Vossa Excelência oficializar a proposta de parceria com essa escola para a realização do retromencionado evento, motivo por que solicita o acesso às dependências (salas conjugadas, banheiros, feminino e masculino, bebedouros e cozinha) e equipamentos eletrossonoros dessa unidade escolar, na data e horário supramencionados.
Desde logo, ressalta-se que esta entidade fica responsabilizada pelo bom uso das dependências e dos equipamentos por nós utilizados.
Nesta oportunidade, apresenta a V. Exª e a tod@s que fazem essa escola, votos de apreço e distinta consideração.

Atenciosamente,

José Paulo do Bomfim
Coordenação da ABRAÇO-AL


A Sua Excelência a Senhora
Professora Nádja Barbosa Nunes
Digníssima Diretora da Escola Tibúrcio Valeriano da Silva
ARAPIRACA - AL

SEMINÁRIO: EMISSORAS COMUNITÁRIAS NA PÓS-CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Ofício Circular 001/2010 Arapiraca (AL), 10 de abril de 2010

Referência: realização de Seminário para debater propostas para as RADCOM.

A ABRAÇO Alagoas convoca as rádios comunitárias do estado para participar do Seminário Pós-Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) a ser realizado no dia 01 de maio (Dia do Trabalhador) de 2010, no auditório da Escola Tibúrcio Valeriano da Silva, situado na rua Presidente Dutra, s/n, Alto Cruzeiro, Arapiraca, no horário das 08h às 17h (posteriormente, daremos mais informações a quem confirmar presença, via e-mail: abracoal@bol.com.br). Estamos tentando viabilizar almoço e lanches.
Ratificamos a importância da participação das rádios comunitárias nesse evento, pois a responsabilidade pelo processo de legitimação e consolidação do Movimento de Radiodifusão Comunitária é de todos nós, contra os princípios e os métodos que denigrem, menosprezam e inviabilizam o fortalecimento do Setor Público de Comunicação Comunitária, tão necessário à verdadeira democratização da comunicação e da informação. Esse seminário é um espaço privilegiado para o debate dos interesses da radiodifusão comunitária em Alagoas, diante do processo de digitalização, convergência tecnológica e da busca do controle social dos meios de comunicação.
Não podemos perder a noção dos desafios que estão postos para o Movimento e para os que desejam uma mídia democrática e humanizadora. O atual modelo de comunicação em funcionamento representa muito pouco diante das perspectivas daqueles que sonham com uma sociedade verdadeiramente democrática. Temos que demonstrar competência para debater com eficiência os grandes temas que integram o campo da mídia comunitária, demonstrando nossa capacidade para sistematizar idéias e propostas sobre os problemas e as questões locais que afligem as RADCOM em Alagoas.
O Seminário servirá também para que as RADCOM sistematizem um Texto Base definindo os temas prioritários e elencando propostas a serem apresentadas ao Conselho Estadual de Comunicação, como contribuição para a elaboração do Plano Estadual de Comunicação, conforme proposta aprovada durante a CONECOM (Conferência Estadual de Comunicação). Não podemos mais perder tempo. Se quisermos fazer a diferença no processo de organização e funcionamento da sociedade temos que nos mobilizar. Teremos competência para definirmos o que nos interessa na pauta de discussão ou continuaremos esperando que o governo e os empresários definam a pauta, o agendamento e o agenciamento dos temas e dos debates que dizem respeito às rádios comunitárias, nos perseguindo e dificultando nossa atuação?
Continuaremos deglutindo o vazio, com o pires na mão e digerindo o nada, ou vamos participar efetivamente dos debates e ter coragem de se posicionar sobre a política de distribuição das polpudas verbas publicitárias? Vamos nos organizar e ocupar os espaços que nos cabe ou continuar apenas a nos lamentar? Não se trata apenas de refletir a realidade, mas de transformá-la, pois em política não existe espaço vazio! Portanto, a ABRAÇO Alagoas reafirma mais uma vez a necessidade de aglutinação e união de todos para fortalecermos as RADCOM.

Coordenação Executiva da Abraço Alagoas

Maiores informações: Paulo Bomfim - 9971-2016; Lutero-9144-4664; Jonas-8816-8835;

Por favor, também preencha a ficha de inscrição, remetendo-a para o imeio acima, pois estamos tentando viabilizar ajuda de custo para passagens também.

UNEAL PALMEIRAL PINTO DE LUNA, PAULO BOMFIM E JUDSON CABRAL

No Campus III da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios, houve uma palestra com o Pinto de Luna. Estavam Vera e Berg. O tema foi Educação X Corrupção. Achei uma boa exposição do tema.


Praticamente é sempre assim. Quem já acompanha acha que faltou algo. Quem ainda não acompanha tende a achar ótimo ou dizer que não entendeu muito bem. Conversei com umas cinco pessoas sobre o evento e todas acham algo muito positivo. Um sexto aluno disse que não entendeu bem. Principalmente a linguagem jurídica.

O auditório estava cheio. O Alexandre Constantino foi que viabilizou o evento junto à Universidade. Lá deu a maior assistência. Conversamos com vários professores e professoras, conhecimento a precariedade da escola, inclusive o auditório estava com pingueiras. Isso serviu para debater o tema da corrupção que envolve a maioria das obras públicas no país. A Diretora daquele Campus, Rosa de Lima, desabafou, dizendo da luta que é para manter a Universidade praticamente sem apoio governamental. A Coordenadora do Curso de História, professora Francisca Maria, também foi no mesmo sentido. Um bom enfoque sobre ética e moral foi feito pelo professor Luziano Mendes, que relembro Sócrates.

Participaram o alunado de História, Geografia e Letras, bem como de outros cursos. O Judson Cabral esteve presente e fez uma boa intervenção. Discorreu sobre o mandato parlamentar, a corrupção, a educação e a necessidade da participação da sociedade nos debates sobre os destinos da educação e do Estado. Estava Terezinha, que atua no Movimento de Mulheres em Palmeira e região. Ela disse que via com bons olhos a nossa candidatura. Disse que iria nos convidar Luna, eu e Judson para um debate em Estrela de Alagoas. O Tony também estava presente e distribuiu a cartilha sobre controle social.

Estivemos eu, Ivete, Alexandre, Júlio e Anderson. A Joseane, Alex e Rose não foram. Choveu muito no início da noite.

Durante os debates, fiz uma participação “alongada” e duas pessoas disseram que foi boa e duas também disseram que faltou debater a impunidade. Aliás, eu acho que a corrupção, enquanto aspecto sistêmico, já está em bom debate. Precisamos focar a questão da impunidade que envolve problemas policiais, do Ministério Público em geral e do Poder Judiciário.

Muitos corruptos e praticantes de variados delitos contam essa dificuldade de atuação das instituições para conseguirem a impunidade. Segundo alguns promotores, as penas para os crimes praticados por quem rouba dinheiro público prescrevem rápido. Os prazos são pequenos. Claro que isso foi uma construção legislativa bem pensada.

sábado, 10 de abril de 2010

"ONGUE" SOLICITA CÓPIA DE BALANÇO MUNICIPAL DE 2009

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE OLHO EM SÃO SEBASTIÃO
>“ONGUE”<


OF-“ONGUE”-015/2010

São Sebastião, Alagoas, 03 de abril (Dia Mundial da Saúde) de 2010

Assuntos: certidão de inteiro teor do documento ou cópia do mesmo

Senhor Presidente,

Ante o reconhecido descalabro da administração municipal, esta entidade pretende questionar as possíveis (i)legitimidades e (i)legalidades dos gastos da gestão, via a prestação de contas do exercício de 2009.
Infelizmente, não há divulgação por parte dessa Casa ou mesmo do Executivo do disposto no artigo 33, parágrafo 3º, da Lei Orgânica Municipal (LOM), que diz:
“Apresentadas as contas, o Presidente da Câmara as porá, pelo prazo de sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhe a legitimidade, na forma da Lei, publicando edital.” e face o disposto em outros parágrafos do mesmo artigo: o 1º, que preceitua:
“As contas deverão ser apresentadas até noventa dias do encerramento do exercício financeiro.” (31/12/2009) e o 4º, que determinada:
“Vencido o prazo do Parágrafo anterior (3º), as contas e as questões levantadas serão enviadas ao Tribunal de Contas, para emissão de parecer prévio.”
Por sua derivada autonomia, o artigo 270 do Regimento Interno (RI) dessa Câmara Municipal diz:
“A Câmara Municipal, através de seu Presidente ou, por determinação ou autorização deste, fornecerá a quem requerer.”, em conformidade com os incisos I, “informações” e II, “certidões”.
O disposto no parágrafo 4º do retromencionado artigo regimental diz que as informações ou certidões poderão ser fornecidas em “forma reprográfica”.
Portanto, com o intento de facilitar os trabalhos dessa Presidência, informa-se que o documento infra solicitado pode ser fornecido em cópia xerox e por confiar na veracidade da mesma, bem como em razão da inexistência de recursos financeiros desta entidade, dispensa-se a respectiva autenticação.
Assim, requer dessa Câmara uma cópia do Balanço Municipal do exercício de 2009 ou, se Vossa Excelência assim entender melhor, uma certidão de seu inteiro teor.
Nesta oportunidade, reiteram-se a V. Exª e a tod@s que fazem esse Poder Legislativo, votos de apreço e de distinta consideração.

Fraternalmente,

José Paulo do Bomfim
Conselho Comunitário da “ONGUE”


A Sua Excelência o Senhor
Vereador Atla de Lima Santos (PSB)
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de São Sebastião
SÃO SEBASTIÃO – AL

2010 - PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO PT DE SÃO SEBASTIÃO

Hoje, 10/04/2010, a partir das 09:00 horas, no Centro Cultural Salomé (CCS), aconteceu uma reunião do PT de São Sebastião. Em verdade o PT daqui estava há bastante tempo de se reunir. O comparecimento de companheiros e companheiras foi prejudicado em razão das fortes chuvas que caíram no Município, inclusive, havendo a 1ª morte em decorrência de chuvas nesse Município.
Diversos companheiros e companheiras compareceram. Márcia, Ádames Cleiton, Marília, Célio Roberto, Prof. Reinaldo, Cris, Damião, Duda, José Pereira, Reinaldo Francisco, Dimas, Mesbla, Paulino, Jaciel, Walter, Paulo Henrique, e Paulo Bomfim. Edmilson Cavalcante, "Zezé", "Dó" e Domingos Gonzaga justificaram as respectivas ausências. Presentes os simpatizantes Antônio fotógrafo e Arnaldo da ADFISS.
No início da reunião esteve presente o Ronaldo do INSS e diversos acompanhantes; Na “Escola do Estado” houve também uma reunião para divulgar direitos previdenciários e direitos assistenciais.
Conseguiu-se cumprir a pauta, que estava no convite. Este foi entregue a 61 filiados e filiadas, bem como divulgado durante toda a semana na rádio comunitária Salomé.
Debateu-se as questões burocráticas e a necessidade de se observar exigências legais, como a RAIS, já entregue, a listagem de filiação, a prestação de contas e a declaração do imposto de renda pessoa jurídica.
Debateu-se a conjunta político-eleitoral nacional e estadual. Paulo Bomfim fez um apelo à companheirada no sentido de não só votar, mas efetivamente fazer a campanha da Dilma Roussef. Falou-se sobre presidenciáveis Dilma, Zé Serra, Marina Silva, Ciro Gomes e a candidatura do PSOL, além de outras, ideológicas ou não. Todos concordaram que a eleição está difícil, mas que a Dilma ganhará.
Na situação estadual, a eleição será para Ronaldo Lessa. Falou-se também sobre o Teo e a possível entrada de Collor, bem como sobre a indefinição da candidatura a vice-governança.
Para o Senado, Pinto de Luna foi unânime. Para o segundo voto, falou-se sobre Heloísa Helena, José Costa, Eduardo Bomfim e Renan.
Para deputado federal, falou-se sobre Paulo Bomfim, Gilberto Coutinho, Paulão e Paulinho. O nome de Paulo Bomfim foi referendado para a pré-candidatura.
Para deputado estadual conversamos sobre Judson, Brito, Patrícia, Ronaldo, Marquinhos, Ailton, Valença. Não definimos um nome estadual para apoiar. Ficou para depois conversas com essas candidaturas e ver as propostas de cada uma.
Quanto à licença do vereador André Bomfim, que não estava presente, pois está trabalhando no Piauí, deliberou-se que o Partido não interferirá nesse pedido de licença, eis que o mesmo já acabará em 07 de junho. No entanto, mantém os encaminhamentos perante o Ministério Público Eleitoral. Observou-se que este solicitou informações à Câmara e esta até inventou artigo na lei orgânica para justificar o pedido de convocação do suplente. Uma fraude! Em princípio, decidiu-se que o Partido não irá aceitar a comentada renovação do pedido de licença do vereador.

A reunião foi muito interessante porque recuperou o diálogo e esclareceu as dúvidas e permitiu os desabafos em gerais. No próximo 8 de maio teremos o curso de Formação Política.

CURSO DE FORMAÇÃO DO PT DE SÃO SEBASTIÃO

PARTIDO DOS TRABALHADORES


CONVITE


O PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) CONVIDA A VOCÊ FILIADO E FILIADA, BEM COMO A QUEM FOR SIMPATIZANTE DESTE PARTIDO POLÍTICO DE ESQUERDA, PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PT.
O NOSSO CURSO DE FORMAÇÃO ACONTECERÁ EM O8 DE MAIO, UM SÁBADO, A PARTIR DAS 08:30 HORAS.
UM DOS PARTICIPANTES E PALESTRANTE DO CURSO SERÁ O DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL JOSÉ PINTO DE LUNA. ELE FALARÁ SOBRE AS AÇÕES E COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL.
O CURSO DE FORMAÇÃO DO PT SERÁ NO CENTRO CULTURAL SALOMÉ, SITUADO NA RUA SÃO PAULO, 150 (DEFRONTE À RÁDIO COMUNITÁRIA SALOMÉ FM), CENTRO.
O PT PAGARÁ AS PASSAGENS DE FILIADOS E DE FILIADAS QUE RESIDIREM NOS POVOADOS.

ATENÇÃO - AS PESSOAS SIMPATIZANTES NÃO RECEBERÃO O DINHEIRO DAS PASSAGENS, MAS O PT PAGARÁ O ALMOÇO E OS LANCHES.

PARTICIPE DOS DEBATES POLÍTICOS DO NOSSO MUNICÍPIO.
AGIR POLITICAMENTE É EXERCER A CIDADANIA.

A DIRETORIA



EM SÃO SEBASTIÃO PREFEITO ZÉ PACHECO DESTROI PATRIMÔNIO E DINHEIRO PÚBLICOS, MAS A CÂMARA MUNICIPAL NADA FAZ PARA EVITAR A MÁ GESTÃO













O prefeito de São Sebastião, oftalmologista José Pacheco Filho, tem destruído o patrimônio e o dinheiro municipais. Um absurdo! Todavia, o silêncio é total da grande maioria das entidades que atuam ou deveriam atuar neste Município.
A Organização Não-governamental de Olho em São Sebastião ("ONGUE") enviou um ofício para a Comissão Parlamentar Permanente de Obras e Serviços Públicos, com o objetivo de obter informações sobre a destruição de um centro educacional e sobre a inacabada obra de um ginásio desportivo.

Abaixo leia o ofício protocolizado na Câmara Municipal:


ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE OLHO EM SÃO SEBASTIÃO
>“ONGUE”<


OF-“ONGUE”-017/2010

São Sebastião, Alagoas, 03 de abril (Dia Mundial da Saúde) de 2010

Assuntos: informações sobre obras, serviços e recursos municipais

Senhor Presidente,

1 - No povoado Sítio Novo, na “Ladeira da Rosinha”, até recentemente, existia um abandonado Centro Tecnológico de Agricultura Social e Familiar (CETASF). Como é do conhecimento da Comissão, o referido imóvel educacional foi destruído pela administração do prefeito Zé Pacheco e lá estão os escombros.
Esta entidade há muito levou o fato do abandono ao conhecimento do Ministério Público Estadual, que, ao que parece, nenhuma providência tomou. Agora, sequer mais existe o abandono, pois a escola foi completamente destruída.
2 – Na continuação da Rua José Leobino do Nascimento, em sentido centro-rodovia, existe o esqueleto de um inexistente ginásio desportivo.
Como a Comissão sabe, na gestão do então prefeito Sertório Ferro, o ginásio iria ser construído em local inadequado, a poucos metros da maternidade. A construção foi embargada pelo Ministério Público Estadual e a estrutura lá ficou por todo o restante daquela gestão.
Com a posse do prefeito Zé Pacheco, o esqueleto foi transferido para o local onde atualmente se encontra. Lá, foi tornado em mais uma obra inacabada, em razão de um novo embargo, pois o terreno onde seria construído é do Estado, com doação aprovada por essa Câmara.
Como a Comissão sabe, em todas as leis orçamentárias anuais a Câmara determinou recursos para as construções de ginásios desportivos. Todavia, nem um único ginásio foi construído e nem há explicação para onde os dinheiros alocados para os ginásios foram parar.
3 – As ações e as omissões acima expostas, acarretaram fortes prejuízos para a população e para o próprio Município que perdeu dois de seus importantes equipamentos. Uma absurda, mas verdadeira malversação dos recursos municipais. As irregularidades, por ação ou omissão são reiteradas e constantes.
No compreender desta “ONGUE”, os fatos supranarrados podem caracterizar crime de responsabilidade, improbidade administrativa e infração político-administrativa etc. Podem, inclusive, serem fatores de responsabilização para integrantes dessa Câmara, em razão de comportamento omissivo e de descumprimento do dever institucional.
Frisa-se que as gestões deste Município, inclusive, o prefeito Zé Pacheco, já têm sofrido punições impostas, por tribunais de contas, estadual e nacional, ministérios públicos, estadual e nacional, e justiças, estadual e nacional. Todavia, até o momento nenhum parlamentar foi penalizado.
4 - Assim, considerando-se a gravidade dos fatos, solicitam-se informações a essa Comissão sobre quais providências foram tomadas para solucionar os problemas ora expostos, mais uma vez, bem como sobre a destinação dos recursos orçamentários alocados nas leis orçamentárias anuais para as construções dos ginásios desportivos.
Nessa oportunidade, reiteram-se a Vossa Excelência e a tod@s @s integrantes dessa Comissão Permanente, votos de apreço e de distinta consideração.

Fraternalmente,

José Paulo do Bomfim
Conselho Comunitário da “ONGUE”


A Sua Excelência o Senhor
Presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal
SÃO SEBASTIÃO – AL

c/c para o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPE (NDPP-MPE/AL) e para Tribunal de Contas Estadual (TCE-AL)

"ONGUE" SOLICITA INFORMAÇÕES À COMISSÃO PARLAMENTAR PERMANENTE DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

A situação político-administrativa de São Sebastião é das piores possíveis. No entanto, a grande maioria das instituições fica calada e a situação permanece inalterada, até porque a Câmara Municipal não cumpre o seu papel institucional e social. Destoando da omissão geral, a Organização Não-governamental de Olho em São Sebastião ("ONGUE") solicitou à Comissão Parlamentar Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal informações a respeito de deteminados fatos.

Leia o ofício abaixo, que está aguardando resposta da Comissão:

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE OLHO EM SÃO SEBASTIÃO
>“ONGUE”<
Fundada em 19 de maio de 1993 - Estatuto registrada no Livro de Pessoas Jurídicas nº 36-A
Instituída com Entidade de Utilidade Pública em 10/032006, através da Lei Municipal nº 274/2006
Rua São Paulo, 150-A, Sala nº 03, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas, Brasil
CNPJ nº 03.299.083/0001-50 - Fone (82) 3542-1544 - Fax (82) 3542-1570 (favor)
E-mail: ongdeolhoss@bol.com.br – http://ongue.blog.terra.com.br

OF-“ONGUE”-016/2010

São Sebastião, Alagoas, 03 de abril (Dia Mundial da Saúde) de 2010

Assuntos: informações sobre obras, serviços e recursos municipais

Senhor Presidente,

Nas estradas de acesso aos povoados Poço Dantas e Malhada da Onça, sob o riacho Perucaba, existem pontes que se constituem em verdadeiras armadilhas para quem por elas transita. Esta entidade já noticiou o fato à atual administração e desde a gestão passada.

Como é do conhecimento da Comissão, nas duas pontes já aconteceram acidentes e nas condições que estão poderão provocar mortes, deficiências ou mais ferimentos.

A (ir)responsabilidade da gestão municipal e, permita-nos, dessa fiscalizadora Casa, poderá, inclusive, gerar responsabilidades, civil, para este Município e criminal, para o gestor municipal, bem como para integrantes dessa Comissão.

Como a Comissão sabe, em todas as leis orçamentárias dos últimos exercícios essa Câmara determinou recursos para tais obras. Todavia, nem as obras são realizada e nem se diz onde os recursos estão.

Solicitam-se, pois, informações a essa Comissão sobre quais providências foram tomadas para solucionar o gravíssimo problema retro focado, com o objetivo de se evitarem outras tragédias, bem como sobre a destinação dos recursos orçamentários alocados nas leis orçamentárias anuais.

Nessa oportunidade, apresentam-se a Vossa Excelência e a tod@s os integrantes dessa Comissão Permanente, votos de apreço e de distinta consideração.

Fraternalmente,

José Paulo do Bomfim
Conselho Comunitário da “ONGUE”
(82) 9971-2016


A Sua Excelência o Senhor
Presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal
SÃO SEBASTIÃO – AL

CONVITE PARA A REUNIÃO DO PT DE SÃO SEBASTIÃO

PARTIDO DOS TRABALHADORES

CONVITE


O PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) CONVIDA A VOCÊ PARA PARTICIPAR DE MAIS UMA REUNIÃO. A NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO TERÁ A SEGUINTE PAUTA:

a – Os trinta anos e o 4º Congresso do PT;
b – Análise sucinta da Conjuntura Político-eleitoral Nacional e Estadual;
c – A prestação de contas e a entrega da listagem de filiação à Justiça Eleitoral, bem como a entrega da RAIS ao Ministério do Trabalho e Emprego, e da declaração do imposto de renda, pessoa jurídica, à Receita Federal do Brasil;
d - O pedido de licença do vereador André Bomfim;
e – A pré-candidatura de Paulo Bomfim ao cargo de deputado federal
f – E outros assuntos de interesse das filiadas e dos filiados.

A REUNIÃO SERÁ EM 10/04/2010 - SÁBADO, A PARTIR DAS 08:30 HORAS, NO CENTRO CULTURAL SALOMÉ, SITUADO NA RUA SÃO PAULO, 150 (DEFRONTE À RÁDIO COMUNITÁRIA SALOMÉ FM), CENTRO.

O PT pagará as passagens de quem residir nos povoados.
Participe dos debates e das políticas públicas do nosso Município.
Agir politicamente é exercer a cidadania.

A Diretoria

sexta-feira, 9 de abril de 2010

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL (SCIM)

A fiscalização sobre a gestão pública no município é efetivada através de algo chamado controle. Este pode ser institucional ou social. “Controle Social” é aquele praticado pela sociedade em geral, no âmbito da idéia de que a participação e a fiscalização sociais melhoram a qualidade da administração pública.


O controle institucional divide-se em “controle externo” e “controle interno”. Aquele é feito precipuamente pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas Estadual ou Municipal, onde este houver. Pode ser feito também por outras instituições, como o Poder Judiciário e o Ministério Público, Nacional ou Estadual, por exemplo, mediante procedimentos apropriados.

No presente texto falaremos sobre o “controle interno” municipal. Este é uma fiscalização interna feita pelo município em suas próprias contas e por cada gestão e em cada poder municipal. Há determinação jurídica, constitucional e infraconstitucional, que isto aconteça.

Nos municípios e nas câmaras municipais a imposição da existência e do funcionamento do Sistema de Controle Interno (SCI) está prevista no artigo 31 e parágrafos, da Constituição Nacional, bem como nos artigos 34 e 35, da Constituição Estadual e ainda no artigo 59 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O SCI ainda é previsto em cada Lei Orgânica Municipal (LOM) e na maioria dos regimentos internos (RI) das câmaras municipais. No Município de São Sebastião a determinação da existência e do funcionamento do SCI, bem como as atribuições e as competências do mesmo estão nos artigos 32, cabeça, e 34, parágrafo 35 e incisos I a IV da LOM-SS. Também estão no RI da Câmara, em seus títulos IX e X.

As pessoas que fazem parte do Controle Interno Municipal devem ser concursadas e estáveis, exatamente para poderem ter independência funcional, em relação à gestão municipal. O controle interno sobre a gestão da câmara municipal também deve existir.

Todavia, em diversas câmaras que foram visitadas não havia o controle interno e alguns vereadores diziam que isso era “besteira”. Querem ficar à vontade na má gestão dos recursos públicos legislativos.

No entanto, na grande maioria dos municípios e das câmaras municipais, não existe o respectivo SCI. Uma absurda ilegalidade, quando se busca a transparência e o controle sobre a gestão pública municipal. O Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas constatou esse fato, quando da realização das atividades das ExpoContas Públicas.

Em razão do não cumprimento do artigo 49 da LRF, que determina ficar a prestação de contas à disposição da população e durante todo o ano, em cada secretaria municipal de finanças e em cada câmara municipal, procurou-se cada controle interno para que este se pronunciasse, mas o mesmo não existia. Constrangidos e até aparentado algum medo da gestão, muitos servidores informaram sequer saber que o SCI é necessário e obrigatório.

No entanto, o descumprimento das constituições, de leis nacional e municipal, bem como de regimento interno de câmaras municipais, parece que não chama a atenção do Tribunal de Contas Estadual (TCE), quando elabora auditorias e pareceres prévios, bem como quando julga a contas das câmaras municipais.

Também parece não incomodar as Promotorias de Justiça de cada Comarca ou termo, que não fazem cumprir a lei, apesar de serem fundamentadas na defesa da democracia.

Com a omissão e a conivência de tantas instituições e autoridades municipais e estaduais, o resultado só pode ser o enorme roubo que acontece nos municípios alagoanos, inclusive, com fraudes ou “ficções” em balanços e balancetes municipais e legislativos.

Enfim, desse conjunto de inações dos poderes públicos municipais e estaduais resulta o empobrecimento da população alagoana, que os tristes índices comprovam a cada divulgação.


José Paulo do Bomfim – integra à Coordenação do Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (FCOP-AL); voluntariamente, atua como facilitador do “Curso de Noções sobre Administração Pública Municipal”.

TODO CUIDADO COM PARTE DA MÍDIA É POUCO. LEIA O QUE DIZ O SÍTIO CARTA MAIOR

No dia 29 de março, antes da tragédia do Rio, e depois da calamidade causada pelas chuvas de verão em SP, o governo lançou o PAC 2. Uma das prioridades é o plano Cidade Melhor , com investimento previstos de R$ 57,1 bilhões para enfrentar os grandes desafios das periferias metropolitanas, a saber: saneamento (R$ 22,1 bi); deslizamentos (R$ 11 bi); drenagem e contenção de encostas ( R$ 6 bi). No dia seguinte, a mídia demotucana que agora cobra um plano de emergência', estampou os seguintes editoriais, replicados pela campanha serrista: ESTADÃO – ‘...A MAIOR PARTE do programa não passa de um amontoado ...de promessas destinadas a seduzir uma parte do eleitorado urbano: mais casas, transportes, água, luz, saneamento e outros serviços essenciais....’ FOLHA —‘...EM NOVO ATO de campanha eleitoral, o governo divulgou anteontem a segunda versão PAC. Além de proporcionar mais um palanque para a candidata oficial Dilma Rousseff, é de perguntar qual seria o objetivo desse PAC 2...’ GLOBO –‘...DIANTE DA realidade fiscal longe do tom ufanista dos que entendem que o Estado será o grande indutor dos investimentos, em algum momento gestores dos PACs terão de pensar a sério em como mobilizar capitais privados, reativar as PPPs. Se não, o que seria para acelerar o crescimento, estimulará o endividamento público...’
(http://www.cartamaior.com.br/ Carta Maior, 07-04)

domingo, 4 de abril de 2010

Paulo Bomfim participa de palestra sobre Educação na UNEAL em Santana do Ipanema

Em 30/03/2010, estivemos em debate no auditório da ESSER-Escola Superior do Sertão, um dos campos da UNEAL-Universidade Estadual de Alagoas. O debate foi promovido pelo professor Carlindo Lira e teve como objetivo debater questões educacionais em geral, bem como a melhoria da própria UNEAL que se encontra sucateada.
A melhoria da escola pública nos “degraus” educacionais (infantil, fundamental, médio e superior), é uma urgente necessidade de todos nós. O debate foi bastante proveitoso e deu para problematizar diversas das questões educacionais e até debate o compromisso político de futuras candidaturas aos cargos estaduais, federais, proporcionais e majoritários.
Estiveram presente Pinto de Luna, Vera e “Carioca”, Paulo Bomfim, Élida Miranda, Ádames Cleyton, Rídina Mota, Carlos Pereira, Neymar, Ivete, Sérgio Campos, professor Josemir Silva, Lucas Malta, Paulo Barbosa, vereador Meirica, professores e diversos alunos, inclusive o nosso companheiro do PT, Presidente lá no histórico e endinheirado Piranhas, no Alto Sertão alagoano, às margens do “Velho Chico”. Ele cursa Pedagogia.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

FEMICÍDIO, por que tantas mortes femininas?

Estamos iniciando o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Nesse ano também se comemora o centenário da instituição dessa importante data. Em São Sebastião, as datas foram relembradas na grade de programação da rádio comunitária Salomé. Esta também transmitiu um programa dedicado exclusivamente à luta dos movimentos femininos e feministas, que englobam mulheres de todo o mundo, como a Marcha Mundial de Mulheres.
Nesse 2010, a Marcha Mundial de Mulheres realizará a 3ª ação internacional em mais de 40 países e abrangerá 4 campos principais: trabalho das mulheres (que busca a autonomia econômica), bem comum e políticas públicas (que preconizam a solidariedade e a melhoria das condições sociais), a violência contra as mulheres (com forte combate à violência doméstica e ao femicídio) e a construção da cultura da paz e da desmilitarização (com focos no combate à cultura midiática de fomentação das diversas espécies de violência, bem como as ocupações militares, que são chamadas de %força de paz”).
As lembranças das lutas são motivo de alegria e de renovar o esperançar. Paralela as alegrias e esperanças, uma forte tristeza sentimentou a muita gente nesta Terra das Rendas. No início desse mês, aqui, aconteceu mais um femicídio. Como a reforçar a tristeza, esse femicídio foi o 1º a ser praticado por uma mulher contra uma outra.
Na origem de mais esse femicídio e contexto de violência haveria um misto de ruins condições sociais e questões sentimentais? Seria “apenas” o ciúme o motivador de mais um crime? Ou a aparência desse ciúme encobriria o sentimento machista da sociedade e as más condições sociais, que teriam forçado mulheres a se conflitarem em um “Bar das Inocentes”?
Mas, femicídio é o quê?
È o assassinato de mulher em razão dessa qualidade. Assassinato por questão do aspecto sexual. Femicídio é a nova denominação dada pelos movimentos feministas e femininos para conceituar a morte de mulher em razão de motivação sexual e com características machistas.
Até há algum tempo, a prática de femicídio era tratada como homicídio. Matar homem! Nesse conceito, incluí-se, a morte de mulher. Com o novo conceito, espera-se que de imediato fique claro o gênero da pessoa assassinada, melhorando as estatísticas para possibilitar a promoção das lutas de combate à violência contra a mulher.
Segundo divulgação da agência Adital, o vocábulo femicídio foi usado em 1985 por Mary Anne Warren. A antropóloga estadunidense estudava o porquê do assassinato de tantas jovens mulheres entre 15 e 44 anos de idade e observou que muitos registros não informavam o sexo da pessoa assassinada, dificultando a pesquisa.
Percebeu também que em razão de questões sexuais e de machismo, as mulheres daquela faixa etária tinham uma probabilidade maior de morrerem assassinadas do que de diversas doenças.
Femicídio não pode ser confundido com feminicídio e com generocídio. Feminicídio é assassinato de mulher em virtude de motivação política ou político-eleitoral. Generocídio é o assassinato massivo de pessoas de um determinado sexo, gênero. Pode, pois, ser o assassinato de muitos homens, segundo o estudo de Anne Warren.